Permite a Administração Pública Municipal acompanhar o desenvolvimento econômico das empresas sediadas no município e suas devidas contribuições ao Valor Adicionado Fiscal, fundamental para o conhecimento da sua economia.
A gestão das informações entregues à Secretaria da Fazenda Estadual deve ser uma das prioridades das secretarias responsáveis pelas finanças e pelo desenvolvimento econômico do Município, pois se trata da base para cálculo da principal receita que compõe o Orçamento Público Municipal.
Possibilita que o município participe de todo o processo de apuração do Valor Adicionado, mecanismo inteligente na identificação das divergências e inconsistências dos lançamentos fiscais, por meio da análise de arquivos EFD/SPED FISCAL, PGDAS-D/DEFIS e as Declarações Fiscais do Valor Adicionado.
A ferramenta tem metodologia diferenciada e ampla capacidade de parametrização de regras e fórmulas que, previamente cadastradas, identificam as distorções nos lançamentos fiscais que influenciam diretamente no cálculo do Valor Adicionado.