Confira nossas oportunidades: Participe do nosso banco de talentos
As Secretarias da Fazenda dos Estados já podem ter publicado o Índice Provisório do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do seu Município, que serve de base para o cálculo do repasse do ICMS, a chamada cota-parte prevista em constituição. Este é um momento importante para que os municípios acompanhem de perto seus números e, se necessário, apresentar impugnações dentro do prazo legal — geralmente de 30 dias a contar da publicação do IPM provisório. E então, você já verificou se o seu índice cresceu ou diminuiu? O IPM provisório serve justamente para isso, verificar se é necessário alguma ação para reverter resultados indesejados.
O VAF representa o quanto de riqueza é gerado no território municipal a partir de operações econômicas. Por isso, uma pequena divergência nos dados pode significar uma perda significativa de repasses de receita para o município. É comum que ocorram inconsistências nos dados declarados pelos contribuintes ao Estado, seja por falhas técnicas, erros de escrituração ou omissões. Cabe ao município fazer a gestão ativa do Valor Adicionado, confrontando as informações declaradas ao Estado com os registros locais, notificando as empresas instaladas em seu território quanto às inconsistências encontradas e solicitando a retificação das declarações. Tudo isso com respaldo legal da Lei nº 63/1990, § 5º do Art. 3º, que garante ao fisco municipal o direito de requerer as devidas correções visando à melhoria do índice — ao contrário do que muitos pensam.
Essa gestão exige atenção técnica, conhecimento fiscal e ferramentas que permitam analisar, identificar inconsistências e orientar a correção das declarações. Contar com um sistema especializado de apoio, como o da SIGCORP VAF, pode ser um diferencial para tornar esse processo mais eficiente e seguro, mas, o essencial é que os municípios acompanhem, fiscalizem e atuem preventivamente.
A boa gestão do VAF é mais do que uma obrigação técnica: é uma estratégia de fortalecimento das finanças públicas, essencial para manter a capacidade de investimento em saúde, educação e infraestrutura. Fique atento aos prazos, monitore seus índices e fortaleça a autonomia financeira do seu município por meio de uma gestão eficaz do Valor Adicionado.
Se precisar, conte com o apoio da SIGCORP para auxilia-los nessa gestão!
Entenda como funciona o VAF:
Equipe Técnica
Abertura de Empresas Airbnb Arcabouço Fiscal Aumento de Imposto Burocracia CBS CNPJ Contabilidade Custo do Crédito Direito Tributário Economia Digital Empreendedorismo. ERP Fenacon Gestão Financeira Gestão Fiscal Hospedagem IBS IOF ISS Locação por Temporada MEI NF-e Nota Fiscal Eletrônica Obrigações Acessórias Petrópolis Planejamento Tributário. Receita Federal Redesim Reforma Tributária Simples Nacional Startups. STF Substituição Tributária TJRJ